sábado, 12 de novembro de 2011

Estudos de Escalas para Teclado

 
Estudar escalas pode ser considerado a ginástica diária de qualquer pianista / tecladista. É a forma de cada vez mais deixar os dedos bem trabalhados , para que possam tocar trechos rápidos, fortes, leves, etc. Aquele que não adota nem como aquecimento para tocar, pelo menos uns 5 minutos de escalas, está quase que condenado a duas mãos completamente “enferrujadas”.
Segue então um circuito de estudo para os dedos baseado na execução de escalas:

Primeiro Passo: Estude as escalas de dó, sol, ré, lá e mi (todas as escalas maiores), tocando nota-por-nota muito forte. Se preocupe de que o dedo utilizado está na máxima força possível a ser aplicada. Treine sem nenhuma marcação de andamento. Estude mãos separadas primeiras, depois as junte aos poucos.

Segundo Passo: repita as mesmas escalas, mas agora marque andamento a partir de 60 bpm até 100 bpm. Estude considerando a divisão em colcheias. Depois que estiver firme e mais seguro nesses andamentos, altere a divisão para tercinas e semicolcheias ( 3-em-3 e 4-em-4, respectivamente).

Terceiro Passo: Comece a estudar as escalas de fá, si bemol, mi bemol, lá bemol, (todas as escalas ainda maiores) da mesma forma que começou o segundo passo, alterando andamento e divisão rítmica.

Quarto Passo: É hora de acelerar ao máximo! Comece aumentando o andamento e comece a praticar as escalas, a partir do andamento de 120 bpm. A cada semana estudada, acelere 5 pontos na velocidade das escalas, sem se esquecer de estudar as alterações da divisão rítmica.

Obviamente que cada passo pode levar muitos meses ou até mesmo anos. Entretanto estabeleça um ritmo constante de estudo para que sempre haja evolução técnica em suas mãos. Nunca fique sem praticar escalas e você verá que este estudo refletirá em resultados excelentes para qualquer que for o trabalho das suas mãos, seja no acompanhamento, solo ou leitura.



                                              WWW.BYELTECLADOS.BLOGSPOT.COM

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More